O paciente que convive com a obesidade muitas vezes se sente sozinho e excluído pelas demais pessoas, situação que pode agravar drasticamente seu estado emocional e refletir negativamente na maneira de lidar com o problema.
Por isso, quando fazemos uma análise sobre um possível candidato a bariátrico, além de seu estado de saúde, avaliamos também se há um suporte psicológico e emocional por trás de sua rotina diária.
Aí é que entra o importante papel da família no acompanhamento ao longo do tratamento bariátrico. Família é o primeiro pilar de sustentação que todos nós temos em nossas vidas, e diante de situações de mudanças drásticas é vital termos esse apoio.
Veja alguns exemplos de formas que a família auxilia no restabelecimento da qualidade de vida de um paciente bariátrico:
- A bariátrica exige uma completa transformação em hábitos alimentares, quando todos do ciclo familiar se mobilizam para ajudar na naturalização, a adaptação do paciente a essa nova realidade se torna muito mais favorável.
- Essa lógica também se aplica às atividades físicas. Ter aquele membro da família que tira um momento do dia para acompanhar o paciente em seus exercícios diários se torna um motivador a mais para solidificar a prática no dia a dia.
- Psicologicamente falando, o suporte familiar é essencial também. Saber que há pessoas próximas que apoiam sua decisão e estão do seu lado para poder desabafar sobre frustrações, angústias e decepções significa maior segurança para seguir buscando seus objetivos.
Em tempo, quando a estrutura familiar se integra às transformações provocadas pela bariátrica, praticamente todos os envolvidos são beneficiados também, gerando uma corrente que promove bem-estar e atitudes mais saudáveis para a família inteira.
Ainda não se sente seguro em tomar esse passo tão importante? Então entre em contato comigo pelo site!
Conheça o Cirurgião Bariátrico Dr. Ruben Neto
Especialista em cirurgia geral, do aparelho digestivo, além de bariátrica e metabólica, Dr. Ruben Neto alia excelência técnica a um atendimento humanizado.
- 14 anos de experiência na aplicação de cirurgias gerais, do aparelho digestivo, bariátrica e metabólica.
- Já trabalhou no Hospital militar, Santa Casa, Unimed, Hospital Regional, Hospital Universitário, Hospital Adventista de Penfigo, Hospital do Câncer, Proncor, Hospital Cardio.
- Tem como principal missão oferecer a cura para o corpo e para o espírito, através de um atendimento humanizado.
- Com formação cristã, acredita que a sua profissão é uma oportunidade para exercer um chamado muito maior.
Estamos no seguinte endereço
Rua Espírito Santo 32 , Jd. dos Estados, Campo Grande MS
Veja também outros assuntos
- Obesidade no Brasil: Você sabe qual é a taxa de obesos no nosso país?
- Primeira Consulta: Como é se consultar pela primeira vez comigo?
- Esses são os efeitos de uma rotina de atividades físicas na sua saúde digestiva
- Como diferenciar a Doença do Refluxo de uma “azia” ocasional?
- Relembrando: Quando o paciente irá precisar realizar uma cirurgia bariátrica?
- 20/02 – Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo
- Principais condições que levam a remoção da Vesícula Biliar
- Avaliando a Obesidade: 5 Orientações sobre os primeiros sinais de obesidade e quando procurar ajuda médica
- Como identificar e prevenir a hérnia de hiato
- A maior vantagem do Bypass é…