A obesidade tem um forte impacto na saúde mental do paciente. Sendo assim, o acompanhamento psicológico é essencial em todas as fases do tratamento bariátrico. Essas doenças psicológicas necessitam de acompanhamento constante, sendo algumas das principais:
- 1. Depressão: depressão é um dos problemas emocionais mais frequentes, sendo predominante em pacientes bariátricos. A doença pode servir de gatilho ao desenvolvimento de outros problemas, afetando diretamente sua relação com a alimentação.
- 2. Ansiedade: o transtorno de ansiedade também tem um impacto importante nas escolhas de hábitos do paciente. A constante preocupação e medos constantes, de forma irracional, acaba gerando a necessidade de escape, geralmente, o paciente opta por opções de baixo ganho nutritivo.
- 3. Distúrbios alimentares: os distúrbios alimentares contribuem para o desenvolvimento da obesidade e, mesmo após a cirurgia bariátrica, precisam de atenção constante. Esses distúrbios se relacionam muito com o estado emocional do paciente. Frustrações e decepções com as expectativas dos resultados, por exemplo, podem trazê-los novamente à tona.
- 4. Transtornos compulsivos: o paciente que fez a bariátrica deve se atentar a compulsão, que antes tinha relação com a alimentação, mas pode se voltar para outros padrões de comportamento perigosos, como a ingestão excessiva de álcool e até o retorno da compulsão com alimentos, por exemplo.
- 5. Baixa autoestima: a baixa autoestima tem um potencial perigoso para prejudicar os resultados da cirurgia bariátrica. Pacientes obesos chegam à bariátrica com um histórico de transtornos emocionais que os impedem de mudar sua perspectiva de vida e, mesmo após o procedimento, controlar a baixa autoestima permite manter a motivação com sua nova realidade.
Tem dúvidas sobre o assunto? Agende sua consulta!
Conheça o Cirurgião Bariátrico Dr. Ruben Neto
Especialista em cirurgia geral, do aparelho digestivo, além de bariátrica e metabólica, Dr. Ruben Neto alia excelência técnica a um atendimento humanizado.
- 14 anos de experiência na aplicação de cirurgias gerais, do aparelho digestivo, bariátrica e metabólica.
- Já trabalhou no Hospital militar, Santa Casa, Unimed, Hospital Regional, Hospital Universitário, Hospital Adventista de Penfigo, Hospital do Câncer, Proncor, Hospital Cardio.
- Tem como principal missão oferecer a cura para o corpo e para o espírito, através de um atendimento humanizado.
- Com formação cristã, acredita que a sua profissão é uma oportunidade para exercer um chamado muito maior.
Estamos no seguinte endereço
Rua Espírito Santo 32 , Jd. dos Estados, Campo Grande MS
Veja também outros assuntos
- Obesidade no Brasil: Você sabe qual é a taxa de obesos no nosso país?
- Primeira Consulta: Como é se consultar pela primeira vez comigo?
- Esses são os efeitos de uma rotina de atividades físicas na sua saúde digestiva
- Como diferenciar a Doença do Refluxo de uma “azia” ocasional?
- Relembrando: Quando o paciente irá precisar realizar uma cirurgia bariátrica?
- 20/02 – Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo
- Principais condições que levam a remoção da Vesícula Biliar
- Avaliando a Obesidade: 5 Orientações sobre os primeiros sinais de obesidade e quando procurar ajuda médica
- Como identificar e prevenir a hérnia de hiato
- A maior vantagem do Bypass é…