Tratar a obesidade exige muita resiliência e disposição do paciente que convive com a doença e, muitas vezes, o indivíduo demora para compreender o quanto sua saúde pode ou está comprometida.
Sendo assim, é necessário tratar com clareza os riscos e consequências de uma vida com a obesidade e seus fatores de risco. Confira 5 verdades que pessoas em negação a obesidade precisam ouvir:
- 1. Hereditariedade influencia na obesidade, mas não é fator determinante: fatores genéticos definitivamente influenciam na incidência da obesidade, entretanto, eles não são determinantes. Ou seja, os genes não definem se a pessoa vai ser obesa. Apesar da importância genética, o conjunto de outros fatores determinarão a doença.
- 2. Alterar o estilo de vida tem papel mais importante do que remédios: a utilização de remédios dietéticos é cada vez mais comum, porém não devem ser a principal ação no emagrecimento. Eles ajudam, porém, caso a pessoa queira perder peso, ela deve mirar na mudança do estilo de vida.
- 3. Dormir mal, ajuda a engordar: o sono é importante para diversos aspectos da nossa saúde. Ao dormir mal, eleva-se a taxa de hormônios que dão fome e deixamos o nível de hormônios que saciam a fome abaixo do normal.
- 4. Dietas ajudam a emagrecer, mas são mais difíceis de manter a longo prazo: dietas não foram feitas com o intuito de durarem muito tempo, pois são mais imediatas. Ou seja, não estamos tratando de uma alimentação saudável, mas da redução de peso. A longo prazo e para melhores resultados, é indicada a reeducação alimentar.
- 5. Atividade física é bom para o corpo, independente do tipo de emagrecimento: a realização de exercícios físicos contribui em diversos benefícios para o corpo e a mente. Nesse sentido, o aumento da atividade física não é necessariamente recomendado somente para quem deseja perder peso, mas para todas as pessoas.
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe!
Conheça o Cirurgião Bariátrico Dr. Ruben Neto
Especialista em cirurgia geral, do aparelho digestivo, além de bariátrica e metabólica, Dr. Ruben Neto alia excelência técnica a um atendimento humanizado.
- 14 anos de experiência na aplicação de cirurgias gerais, do aparelho digestivo, bariátrica e metabólica.
- Já trabalhou no Hospital militar, Santa Casa, Unimed, Hospital Regional, Hospital Universitário, Hospital Adventista de Penfigo, Hospital do Câncer, Proncor, Hospital Cardio.
- Tem como principal missão oferecer a cura para o corpo e para o espírito, através de um atendimento humanizado.
- Com formação cristã, acredita que a sua profissão é uma oportunidade para exercer um chamado muito maior.
Estamos no seguinte endereço
Rua Espírito Santo 32 , Jd. dos Estados, Campo Grande MS
Veja também outros assuntos
- Obesidade no Brasil: Você sabe qual é a taxa de obesos no nosso país?
- Primeira Consulta: Como é se consultar pela primeira vez comigo?
- Esses são os efeitos de uma rotina de atividades físicas na sua saúde digestiva
- Como diferenciar a Doença do Refluxo de uma “azia” ocasional?
- Relembrando: Quando o paciente irá precisar realizar uma cirurgia bariátrica?
- 20/02 – Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo
- Principais condições que levam a remoção da Vesícula Biliar
- Avaliando a Obesidade: 5 Orientações sobre os primeiros sinais de obesidade e quando procurar ajuda médica
- Como identificar e prevenir a hérnia de hiato
- A maior vantagem do Bypass é…